Com estados em crise, repatriação viabiliza 13º de servidor, diz Meirelles

foto-235Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (23), em entrevista publicada no site do Palácio do Planalto, que os estados estão em “situação difícil”, caminhando para uma “crise fiscal” e acrescentou que, para que possam honrar seus compromissos futuro, é necessário que eles ajustem suas contas – diminuindo suas despesas.

Ele afirmou que a decisão do governo federal de dividir a multa da regularização de ativos no exterior, processo conhecido como “repatriação” de recursos, que foi anunciada nesta terça-feira (22) após reunião com governadores com o presidente Michel Temer e a equipe econômica, vai viabilizar “que muitos estados possam pagar seu décimo terceiro e cumprir seus comporomisso de fim de ano”.

Segundo o ministro da Fazenda, os estados, alguns deles mais do que outros, como é o caso do Rio de Janeiro – que propôs recentemente um pacote de austeridade com corte de programas sociais e do salário de servidores – é o “exemplo mais draamático” da situação difícil das unidades da federação.

“Porque o país está em recessão e isso gera queda da arrecadaçção dos estados, do DF, e do governo federal. Os estados estão caminhando para uma crise fiscal. O Rio de Janeiro já está tendo dificuldades de pagar seus funcionários, seus aposentados. O mais importante  é o ajuste fsical dos estados, que diminui as despesas, permitindo que eles mais a frente possam cumprir seus compromissos”, afirmou o Henrique Meirelles.

Para o ministro da Fazenda, um ajuste nas contas dos estados neste momento, com cortes de gastos, vai garantir que no futuro isso não aconteça e que eles tenham capacidade de pagar salário dos funcionários e aposentados.

“Juntamente com o ajuste fiscal federal, vai permitir a recuperação da economia brasileira. Isso que vai atingir ainda mais diretamente o cidadão comum. O Brasil vai voltar a crescer, gerar emprego, a inflação vai cair e o brasileiro vai voltar a ter confiança no futuro. Esse é o objetivo de todos nós”, concluiu Meirelles.

Fonte: G1

Share Button

URL curta: http://www.portal57.com/?p=2731

Publicado por em . Arquivado em Últimas. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados.

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Fazer login | Designed by Gabfire themes

O Portal57.com é disponibilizado pelo Engº Luiz Eduardo Fontes Mendes

Portal57.com